Bulldozer atinge 8.429 GHz via overclock

Bulldozer atinge 8.429 GHz via overclock

Com a proximidade do lançamento dos primeiros processadores baseados na arquitetura Bulldozer, a AMD não tem poupado esforços para divulgar a plataforma, especialmente entre o público entusiasta. Não apenas o Bulldozer oferece quatro ou oito núcleos (na série FX), acompanhados por uma GPU poderosa, quanto oferece uma boa margem de overclock, demonstrada pela AMD em uma conferência realizada em Austin, Texas.

Durante o evento, a AMD realizou demonstrações com chips de oito núcleos da série FX, mostrando como eles se comportam em overclock sob diversas situações. Usando um Antec Kühler H2O (um watter-cooler que utiliza um circuito selado) o processador foi capaz de operar estavelmente a 4.816 GHz, rodando o Unigine em loop pelo dia todo sem travar.

A demonstração seguinte utilizou um sistema de refrigeração phase change, que mantém o processador operando a -37C. Com este sistema, a frequência foi aumentada para 5.9 GHz (usando uma tensão de 1.632V), de forma aparentemente estável, muito embora nenhum benchmark tenha sido testado.

A terceira demonstração consistiu em testar vários processadores de um lote para localizar o capaz de operar à frequência mais alta e fazer um teste usando o escolhido com hélio líquido.

O resultado foi bastante convincente, com o processador sendo capaz de operar a impressionantes 8.428 GHz, usando uma tensão de 2.016V. Com esta frequência, a AMD passa a deter o recorde de overclock, superando a marca anterior por 121 MHz:

Naturalmente, a menos que você tenha acesso a um suprimento ilimitado de hélio líquido, a primeira marca é a mais interessante, já que dá uma amostra das frequências que será possível atingir com o Bulldozer utilizando sistemas regulares de refrigeração. Ter um processador de 8 núcleos operando a 4.5 Ghz não soa nada mal e a tendência é que o processador seja capaz de atingir novos recordes com o tempo, conforme a técnica de produção for afinada e as versões com menos núcleos chegarem ao mercado.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X