Mac OS X Lion finalmente ganha recurso ‘Recortar’ para arquivos, mas não com esse nome

Mac OS X Lion finalmente ganha recurso ‘Recortar’ para arquivos, mas não com esse nome

Finalmente o Finder, gerenciador de arquivos do Mac OS X, ganhou um recurso para mover que lembra o “recortar”. A novidade veio com o Lion. Ela passou despercebida em meio a tantos outros recursos, mas é uma das melhores coisas para quem troca de sistema ou não usa exclusivamente o Mac.

O Mac não tinha o comando recortar, só copiar, ao lidar com arquivos no gerenciador nativo. Quem vai do Windows ou Linux para a plataforma fica perdido, tendo que se adaptar à situação. Arrastar e soltar pode ser prático em algumas situações, mas bem chato em outras – especialmente ao lidar com muitas janelas ou programas, ou ao ter fechado a janela em que o arquivo estava, ou simplesmente por ter migrado de outra plataforma e estar acostumado com CTRL + X / CTRL + V.

A nova opção “Mover item até aqui” fica oculta e o acesso até ela exige várias teclas, mas é melhor do que nada. Basta copiar um arquivo normalmente (Command + C) e, na hora de colar, teclar Option + Command + V. Com esta ação o arquivo será movido, trazendo o mesmo efeito do recortar e colar do Windows ou Linux.

Mover arquivos no Finder: recurso próximo do "Recortar"

No menu essa opção só aparece ao segurar Option e Command, ficando desconhecida para a maioria.

Agora quem vai para o Mac não tem mais motivo para ficar reclamando da falta do “recortar”. Pensando bem, até tem em partes, afinal o comando fica bem escondido 😛 Poderia ser mais direto.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X