EA compra PopCap, desenvolvedora de jogos casuais como Plants vs. Zombies

Por: Marcos Elias Picão

A EA quer explorar novamente um mercado de jogos casuais, mais “leves” quando comparados aos famosos títulos 3D que requerem GPUs cada vez mais poderosas. Ela comprou a PopCap, famosa por desenvolver inúmeros games do gênero para dispositivos mobile e computadores.

O valor da negociação é da ordem de 750 milhões de dólares, sendo 650 em dinheiro e 100 em ações, mais um bônus de 550 milhões se o pessoal da empresa cumprir algumas metas em 2 anos.

A aquisição promete melhorar os recursos para desenvolvimento desse tipo de jogos, facilitando ainda mais a popularização deles em outros mercados e idiomas. Um dos jogos mais famosos da PopCap é Plants vs. Zombies. São joguinhos simples, num primeiro momento podem parecer “bobos”, mas são viciantes e populares – e claro, podem fazer dinheiro, e é isso que importa no final das contas.

Com a compra um ex-executivo da EA volta para a mesma: Jeff Green, que é diretor de mídias sociais na PopCap.

Até poucos anos atrás não parecia que esses joguinhos dariam algum tipo de lucro, mas com a explosão do iPhone o negócio passou a ser visto com outros olhos. Tanto é que chamou a atenção de uma empresa de jogos “tradicionais” em 3D, sendo que ela já havia parcialmente desistido desse gênero de games em 2008, quando perdeu a executiva responsável pelo setor.

Apesar disso nem todo mundo gostou da notícia. Alguns investidores não esperavam tantas aquisições recentes por preços altos, ainda mais nesse segmento, onde o lucro é menor do que com jogos 3D “tradicionais”.

Sobre o Autor

Redes Sociais: