Mozilla testa novo sistema de login unificado para sites: BrowserID

A Mozilla anunciou um novo sistema de login unificado para sites. Guardar inúmeros nomes de usuário e senhas diferentes não é muito prático dependendo do uso. Alguns métodos de login já utilizam um meio mais simples quando você já está logado num determinado site, como o Facebook ou algum outro projeto que usa OAuth. Mas o da Mozilla é um pouco diferente: parte do controle estará no navegador.

O sistema é simples na prática. Na primeira vez você faz um cadastro no BrowserID. Ele enviará um link para seu e-mail. Clicando, você confirma naquele navegador, naquela máquina, que aquele é seu e-mail. A partir daí para logar nos sites que usam o serviço basta clicar uma vez e escolher o e-mail associado (já que o BrowserID pode guardar vários e-mails).

O projeto está em testes. Ele é implementado em HTML e Javascript, portanto deve funcionar em qualquer navegador moderno, inclusive em navegadores mobile. O controle por meio de um site central é bem mais simples do que com o OAuth ou serviços mais privados, como o Facebook Connect. O servidor do BrowserID não precisa saber dos sites acessados, ao mesmo tempo o serviço pode ser descentralizado: provedores e e-mail podem implementar suporte ao BrowserID para facilitar ainda mais o processo, além de uma possível integração com os novos navegadores.

O sistema usa criptografia com chaves públicas por meio do Verified Email Protocol, aparentemente parece seguro.

Como forma de testar na prática há uma página em http://myfavoritebeer.org/. Detalhes técnicos para implantação podem ser vistos no https://browserid.org/.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X