Lançado KDE 4.7, repleto de novidades

Lançado KDE 4.7, repleto de novidades

Foi lançado ontem o KDE 4.7, trazendo muitas atualizações nos programas do pacote e no ambiente como um todo. Como de costume foram aparadas mais algumas arestas.

Interface do KDE 4.7

O Plasma Workspace vem com várias atualizações no design, melhorando a experiência em telas de toque e dispositivos móveis. Telas de toque dão o que falar mas ainda não são populares em desktops ou tablets com sistemas de desktop completos (Windows/Linux), todavia os principais programas estão se adaptando como podem.

Os ícones do tema Oxygen foram atualizados, e há melhorias diversas no painel de Atividades. O KWin agora suporta OpenGL ES, melhorando o uso em dispositivos mobile. Ele vem também com um novo motor de sombras, oferecendo a possibilidade de suportar sombras em hardware mais antigo ou onde o OpenGL é limitado (com o Xrender como backend). Várias operações de desenho foram atualizadas, usuários de computadores mais lentos devem perceber as melhorias.

No painel há suporte para NetworkManager 0.9 assim como tethering via Bluetooth, 3G, VPN, MAC spoofing e outras opções avançadas de rede.

Ferramentas de rede

Entre outras melhorias no Plasma há atualizações na lista de aplicações recentes no Kickoff, o Konsole não bloqueia mais a remoção de dispositivos de armazenamento USB e o KMix tem suporte melhorado a PulseAudio. Detalhes específicos do Plasma, com mais screenshots, estão aqui.

O KDE não se faz só do ambiente gráfico, é claro: ele vem com inúmeros programas nativos. Vários programas também foram atualizados com mudanças significantes.

O Kontact voltou, agora portado para o AKonadi. Está mais estável e oferece melhor conectividade com outras aplicações. A maior alteração é a introdução do Kmail 2.

O gerenciador de arquivos Dolphin vem com a interface ainda mais limpa. O menu fica oculto por padrão, mas é fácil exibi-lo. Há aprimoramentos na interface da busca de arquivos. Ele tem integração profunda com gerenciadores de código fonte, facilitando a vida dos desenvolvedores para criar e clonar repositórios e enviar alterações, visualizar diffs, etc. Tanto o Dolphin como o Konqueror suportam um plugin para classificar e marcar anotações em pastas e arquivos, alavancando as capacidades do Nepomuk.

Konqueror e Dolphin

O Marble, globo virtual do KDE Edu, ganhou muitas novidades nos últimos seis meses. Agora ele suporta navegação por voz, tem um assistente de criação de mapas e novos plugins. Graças à chamada “Voice of Marble” a navegação por voz agora está disponível em diversos idiomas com vozes fornecidas pela comunidade. Para mais detalhes há o changelog específico dele, inclusive com mais screenshots.

Marble

A visualização e gerenciamento de imagens ficou melhor com o Gwenview, o visualizador de imagem do KDE, que agora pode comparar duas ou mais imagens lado a lado, além de permitir adicionar mais imagens à barra de miniaturas. Apesar de levar o nome com G, é para KDE 😛

Gwenview

O DigiKam chega à versão 2.0. Ela traz a tão esperada detecção de rosto, metadados XMP, grandes melhorias ao marcar e colocar tags em fotos, geotagging reversa, entre outras coisas. Há só nele 219 bugs corrigidos.

DigiKam

Há ainda muitas alkterações em outras aplicações, incluindo KStars, KDevelop, Kate, etc.

As novidades não param por aí. Atualizações de multimídia e no sistema interno fazem parte deste release, tornando o KDE 4.7 ainda melhor do que os anteriores. Um dos destaques já comentados aqui é o suporte ao GRUB2, permitindo reiniciar para outros sistemas sem precisar alterar o padrão.

Opção de reiniciar para sistemas listados no GRUB2

Há avanços consideráveis no mensageiro KDE-Telepathy 0.1.0, mas ele aindan ão estã pronto para fazer parte da “família KDE”, sendo fornecido num pacote separado. Ele permite adicionar diversas contas, como do GTalk e Facebook, tem suporte a widget no Plasma e também a temas Adium.

Mais detalhes dos programas alterados estão no anúncio, como sempre, bem detalhado em screenshots. Dentro de alguns dias ou semanas o KDE 4.7 deve chegar às principais distros. Aparentemente ainda não consta no PPA do Kubuntu, o mais recente listado lá é o RC2.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X