HTC declara guerra contra a Apple

HTC declara guerra contra a Apple

A menos que você esteja vivendo em alguma caverna ou outro local incomunicável, provavelmente ouviu falar da guerra de patentes da Apple contra o Android e, mais especificamente, contra a HTC, que embora seja uma das maiores fabricantes de aparelhos com o Android, possui um repertório modesto, com cerca de 200 patentes, um número muito pequeno se comparado aos vários milhares da Apple.

A objetivo da Apple não é simplesmente extorquir algum dinheiro, como no caso da Microsoft, mas efetivamente tirar o Android das prateleiras, encontrando patentes dentro de seu arsenal que são infringidas pelos outros fabricantes e com base nisso conseguir que seja decretado o embargo dos produtos no mercado norte-americano. Isso levou a um pronunciamento ácido do Google, com Eric Schmidt afirmando que a Apple está processando por que não “consegue responder através de inovações” além de anunciar ajuda à HTC, assegurando que ela não perderá o caso.

A Apple ganhou a primeira batalha, obtendo um julgamento preliminar de que a HTC violou duas de suas patentes, o que levou a um pronunciamento de Peter Shou, declarando que a HTC tem patentes suficientes para se defender, e que “a guerra pelo domínio dos smartphones deve ser lutada no mercado e não nos tribunais”.

Mesmo descartando a bravata, a HTC tem mesmo chances de contra-atacar, pois além de seu pequeno arsenal, possui as patentes da recém-adquirida S3, que possui 235 patentes adicionais, duas das quais já foram anteriormente infringidas pela Apple. Tendo em mente que a Apple já está enfrentando uma difícil batalha jurídica contra a Samsung e que o próprio Google está entrando na briga, não é difícil que no final sejam eles a levar a pior. É mais uma novela que vale à pena acompanhar.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X