Google reforça a ideia da verificação em duas etapas para o Gmail

Por: Marcos Elias Picão

O Gmail tem um sistema de validação da senha em duas etapas há algum tempo. Na verdade é a conta Google, válida para outros serviços. Um post recente no blog do Google Brasil reforça o incentivo ao uso disso.

De forma similar a serviços de bancos e em grandes empresas, o acesso não é feito por uma única senha: é usado um código temporário, enviado para o celular ou telefone fixo (mensagem de voz). Para quem usa o Gmail para fins importantes é recomendável ativar esse sistema.

Nos computadores confiáveis você pode marcar um item ao fazer login para evitar o pedido do código por 30 dias, então isso não vai atrapalhar em nada quem acessa o e-mail várias vezes ao dia ou fica com ele aberto. E além de receber o código por SMS ou chamada de voz é possível usar geradores de código na forma de apps, para Android, iPhone e BlackBerry.

Para casos de perda do telefone, e também da perda do acesso ao telefone secundário, há uma tabelinha com códigos gerados para sua conta. Esses códigos devem ser muito bem guardados, serão basicamente a última possibilidade de liberar o acesso à conta.

Outro recurso muito útil é a criação de senhas específicas para dispositivos. Com a verificação de duas etapas ativada na sua conta, você pode criar senhas para dispositivos ou navegadores específicos. Em vez de deixar sua senha original salva, você pode gerar senhas de aplicativos, que são maiores e difícieis de decorar – na verdade elas não foram feitas para você decorar. Se você perder seu smartphone com a senha salva bastará entrar na conta a partir de um outro computador e desativar o acesso para aquele dispositivo, o que será fácil de identificar pelo nome usado quando você o cadastrou.

Seria interessante se outros serviços web tivessem infraestrutura para garantir uma proteção dessas também. Num mundo em que a vida online é cada vez mais dependente da “nuvem”, não dá para confiar só nas tradicionais senhas, que podem ser descobertas ou perdidas com facilidade.

Há mais detalhes sobre o processo na página de ajuda das contas do Google. A opção pode ser alterada em https://www.google.com/accounts.

Sobre o Autor

Redes Sociais: