Google remove domínios .co.cc do seu buscador

Google remove domínios .co.cc do seu buscador

Se você tem um site com domínio .co.cc e teve queda drástica nas visitas via sites de buscas, prepare-se para correr atrás de alguma alternativa (ou contentar-se com os acessos diretos e por meio de links). O Google removeu todos os domínios .co.cc do seu índice na semana passada.

Busca por páginas no .co.cc: nenhum resultado

Os domínios co.cc estavam sendo usados para spam ou phishing, em quantidades absurdas. Sendo de graça ou muito baratos esses domínios atraíam spammers dos mais diversos tipos para promover produtos como falsos anti-vírus (que exigem dinheiro para limpar o que o computador não tem) e malwares em geral.

Matt Cutts classifica esse tipo de domínio como “freehost”, um domínio que fornece subdomínios de graça. Existem sites de qualidade do gênero com um controle de spam razoavelmente eficiente, como o WordPress.com. Mas alguns outros não fazem nada para controlar o SPAM e mal uso, caso do co.cc. Nesses casos o buscador pode restringir o domínio principal e todos os subdomínios, o que foi feito com o co.cc.

O co.cc, diferente do que muitos pensam, não é uma terminação oficial como .com.br ou .co.uk. A “extensão” .cc é das Ilhas Cocos (Keeling), mas a .co.cc não é oficial para sites “.com.algumacoisa”. O domínio co.cc é particular, de uma empresa coreana, que aproveitou a brecha para registrá-lo já que se parece com os .com.algumacoisa ou .co, como usado no Reino Unido (.co.uk), Japão (.co.jp), etc.

Os domínios terminados em .cc não foram afetados, só os .co.cc. Muita gente usa esse endereço por ser gratuito e permitir redirecionamentos de DNS, dando mais opções do que outros serviços que só redirecionam páginas via http 301/302 ou iframe.

O serviço é atrativo para spammers pois ainda facilita o registro de inúmeros subdomínios de uma vez por quantias baratas, algo que não conseguiriam nem com os .info (outra terminação normalmente associada a spam, por ser mais barata do que os .com/.net/.org).

Segundo dados da própria Co.cc, eles têm mais de 11 milhões de “domínios” registrados e quase 6 milhões de usuários. Se esses números forem verdadeiros, então temos mais domínios .co.cc no mundo do que outras terminações antigas e oficiais, como .org e .uk, tornando .co.cc uma das terminações mais usadas.

De acordo com um relatório de uma organização anti-phishing (PDF), esses domínios hospedaram quase 5 mil ataques de phishing no segundo semestre de 2010, quase o dobro do número encontrado por outras extensões.

O negócio da co.cc com os domínios pagos (para registro em lote, além de outras vantagens) é tão lucrativo que eles até têm um programa de afiliados, que paga um valor por cada registro de domínio gratuito – e aparentemente trabalham de forma honesta (já usei o sistema de afiliados deles, sempre me pagaram direitinho).

Os usuários que faziam uso justo dos domínios gratuitos é que podem ser prejudicados sem ter nada a ver com a história. Eles deixarão de funcionar para os spammers mas continuam normais para acesso e uso fora do Google. Só que ter estes domínios fora do Google pode ser a morte da galinha dos ovos de ouro para a dona do co.cc. É capaz que o serviço não consiga mais se manter daqui para frente.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X