Freescale requenta linha QorIQ, com um AMP de 12 núcleos

Por: Julio Cesar Bessa Monqueiro

Sendo baseado na arquitetura Power, ao invés da já tradicional arquitetura ARM, a Freescale lançou o QorIQ AMP T4240, que possui nada mais, nada menos, que 12 núcleos físicos de processamento, rodando cada um a 2 GHz. O chip inclui um recurso de threading virtualizado, similar ao HyperThreading da Intel, para simular 24 threads simultaneamente.

Cada núcleo é um e6500, baseados em Power, de 64 bits e feitos sob técnica de 28 nm, que podem chegar a até 2,5 GHz, melhorados graças a uma unidade de processamento vetorial AltiVec atualizada. A Freescale integrou esta tecnologia em motores de aceleração via hardware para criptografia, compressão e descompressão, dentre outras tarefas, com até 20 Gb/s de desempenho, além de aceleração regex e data prefetching SIMD de 128 bits.

A nova série AMP também possui algumas das tecnologias desenvolvidas para os predecessores do QorIQ, incluindo a técnica de interconexão CoreNet, hierarquia de memória coerente com o cache, extensões de virtualização via hardware, e um sistema inteligente de depuração integrado ao chip.

Como era de se esperar, o chip da Freescale não é designado a smartphones. Ao invés disso, a nova família AMP é voltada a oferecer alta performance para equipamentos de rede que atendam as exigências dos modernos sistemas de comunicação de dados.

Além do modelo T4240, de 12 núcleos, a Fresscale também juntará ao grupo um de 6 núcleos, rodando a 2,5 GHz, e um mais básico, de 8 núcleos a 1,6 GHz cada, que consome no total menos de 10 Watts de energia.

Sobre o Autor