Nokia: Apple criou as condições para permitir ascensão do Android

Nokia: Apple criou as condições para permitir ascensão do Android

O CEO da Nokia, Stephen Elop, disse em um discurso que o iPhone foi o responsável pela elaboração do Android. Ele argumentou que a Apple tinha “criado o Android”, ou, no mínimo, “criou as condições necessárias para a criação do Android”. As companhias decidiram que não poderiam concorrerem ao nível da Apple, que tinha um ecossistema completamente fechado, então tiveram que tomar alguma atitude, tornando o Android, melhor alternativa, um padrão.

Não citando acordos comerciais, que também ajudam no sucesso de um ou de outro, Elop acha que o Google é insincero sobre o grau de abertura do Android, e critica o fato de algumas áreas serem fechadas: “se você contar o número de linhas no código do Android, você poderá ter uma perspectiva diferente sobre quão aberto ele realmente é”.

Elop disse mais uma vez que o Windows Phone foi escolhido no lugar do Android justamente por causa, segundo ele, da fragmentação do segundo, e que as vendas do Windows Phone estão baixas porque os fabricantes não estão dando a devida atenção a este sistema, colocando seus “melhores trabalhos” no Android. A Nokia espera fazer o inverso, dar atenção primariamente ao WP, alega Elop.

O Android foi formalmente iniciado por uma pequena equipe liderada por Andy Rubin antes do iPhone, mas só depois, com a primeira versão pública e com a compra pelo Google, é que o sistema ganhou destaque. Na época, o Android era um sistema mais parecido com o BlackBerry OS, fazendo a migração para o foco altamente especializado no toque em 2008, após empresas como HTC e Motorola quererem aproveitar da popularidade do iPhone.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X