gContactSync: sincronizando contatos do Gmail no Thunderbird

gContactSync: sincronizando contatos do Gmail no Thunderbird

O Thunderbird é um dos melhores gerenciadores de e-mail. Simples de configurar e utilizar, usando o protocolo IMAP ele mantém as mensagens sincronizadas com o provedor de e-mail de forma muito eficiente. Mas, para aqueles que estão iniciando ou migrando para o Thunderbird é importante que seus contatos também sejam importados de forma correta, já que, ao usar o recurso de importar e exportar, geralmente ocorrem incompatibilidades nos campos dos contatos. Vale lembrar que cada provedor de e-mail tem uma forma de organizar os contatos e, quando importados para o Thunderbird os campos geralmente não batem, e os contatos ficam bagunçados. Existem a alternativa de editar o arquivo .csv no Excel, ajustando os campos, mas isso é trabalhoso e demorado.

Para resolver este problema foi desenvolvida uma extensão chamada gContactSync, que permite a sincronização dos contatos de forma simples e rápida. O gContactSync se conecta ao Gmail e sincroniza os contatos com o Thunderbird, e quaisquer alterações são atualizadas constantemente.

gContactSync

Para instalar, abra o Thunderbird, clique em Ferramentas > Complementos, e na aba “Adicionar” vá em “Pesquisar complementos“, digitando gContactSync. Selecione nos resultados o gContactSync, e clique em “Adicionar ao Thunderbird“. Pronto! Agora é só fornecer seu e-mail e senha para que ele sincronize seus contatos.

Detalhe que esta ferramenta só sincroniza os contatos do Gmail, já que o Google liberou APIs para que desenvolvedores criem este tipo de extensão. E quem usa Hotmail, Yahoo, ou Outlook, como fazer? A saída mais fácil que encontrei foi exportar os contatos do Outlook, por exemplo, para um arquivo contatos.csv, e posteriormente importar este arquivo para uma conta do Gmail; a partir do Gmail estes contatos são sincronizados para o Thunderbird. Por que importar para o Gmail e não direto para o Thunderbird? A ferramenta de importação do Gmail é mais avançada, e permite importar direto, sem precisar editar o arquivo .csv no Excel.

Estes procedimentos foram todos testados no Thunderbird 3.1.

Por Aderson José da Silva <aderson.slv [at]gmail.com>

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X