Fedora 16 deverá usar Btrfs por padrão

O pessoal do Fedora decidiu usar o sistema de arquivos Btrfs como padrão no Fedora 16. O Btrfs é um sistema relativamente novo. O Fedora é pioneiro nessa de incluir antes das outras distros determinado recurso fundamental. Isso afasta usuários que querem um ambiente estável ou que possa ser mantido por muito tempo, ao mesmo tempo que serve para quem gosta de testar e não tem medo de encarar novos recursos antes que se tornem padrões.

O sistema de arquivos Btrfs tem objetivos avançados, oferecendo mais segurança contra falhas, reparação e administração. Uma das características marcantes dele é a capacidade de lidar com snapshots, tanto em escrita e leitura como somente leitura. Dentre os sistemas de arquivos atuais ele é um dos mais, senão o mais ambicioso.

Tudo isso tem um preço: ainda não é considerável pronto para uso em produção, ficando suscetível a alguns tipos de falhas, precisando de melhor suporte a uma ferramenta como fsck, por exemplo. No Wiki do projeto há mais detalhes. Embora seja estável e difícil de dar problemas, quando dá é muito difícil consertar.

A decisão de inclui-lo no Fedora 16 por padrão não agrada a todos, e pode ser que não seja cumprida se as coisas não derem tão certo durante os testes – embora aparentemente foi bem recebida pela maioria. O chat com a decisão pode ser visto numa cópia no Lwn. Há mais detalhes na página do recurso proposto no site do Fedora.

A adoção do Btrfs pelo Fedora como sistema padrão pode significar um grande passo para esse sistema de arquivos, visto a atenção que receberia. Isso quer dizer que ficaria mais fácil para outras distros o adotarem também.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X