Dropbox: falha permitiu acesso a várias contas sem senha

Muitos conhecem o Dropbox, serviço de armazenamento de arquivos na nuvem de uma startup (ainda startup?) que vem crescendo e sendo cada vez mais referenciado. Sendo para guardar arquivos, é natural que as pessoas confiem em deixar lá coisas pessoais, que não deveriam ser disponibilizadas ao público – como documentos de texto, fotos, e o que mais for. Mas quem garante a segurança disso tudo?

Nessa semana uma falha depois de uma atualização no sistema deles permitiu acesso a algumas contas mesmo informando uma senha incorreta. Não é exatamente a primeira falha, mas pode ser a mais grave. Antes existiam principalmente reclamações de que funcionários teriam acesso aos arquivos dos usuários, podendo fazer deles o uso que bem quisessem. Com o bug atual os arquivos de vários usuários puderam ser acessados por qualquer pessoa informando uma senha errada.

No blog oficial do serviço fica o pedido de desculpas. Que coisa feia, né? Uma atualização num serviço em que as pessoas confiavam, foi capaz de expor dados dos usuários a qualquer um… Como dito no blog deles mesmo, isso nunca deveria ter acontecido.

O número de contas acessadas indevidamente pode ter sido bem menor do que a notícia dá a entender, visto que o sistema ficou vulnerável por apenas cerca de 4 horas. Mesmo assim, é algo muito desagradável.

As reclamações ainda bombam no Twitter. O Dropbox é muito bom para arquivos comuns que você quer ter sincronizados entre vários computadores e dispositivos. Mas pelo jeito, não serve para arquivos bastante pessoais, como listas de senhas, fotos comprometedoras ou com terceiros, documentos com dados restritos a certo local (escola/trabalho), etc. A reputação do serviço poderá não ser a mesma daqui para frente.

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