Doom é portado para a web, com JavaScript e HTML5

Doom é portado para a web, com JavaScript e HTML5

Se você acha que Doom é coisa do passado, está enganado. Usando o Emscripten, o jogo foi portado para a Web usando JavaScript e HTML5, com técnicas como Audio e Canvas, sem o uso de qualquer tipo de plugin. O programinha ainda é bem “não-jogável”, mas já é um início. Vale lembrar que ele só roda do Firefox, ou no Safari se der sorte.

Você será capaz de jogar alguns minutos, sendo bem possível que depois disso você possa ouvir um ruído estridente ou tanto lag que te obrigue a parar. Contudo, esse é mais um esforço experimental do que um jogo propriamente dito, e de acordo com algumas informações da página, a demonstração foi compilada a partir de C para JavaScript com Emscripten e clang. O código fonte está disponível sob um link na página, para desenvolvedores aventureiros tentarem melhorar o experimento.

Obviamente, a demonstração possui um ponto fraco desanimador: o suporte de fato somente ao Firefox (de preferência a versão 4.0.1, no mínimo). O interessante é que um dos pontos mais populares das vantagens do HTML5 e JavaScprit é que haveria capacidade de rodar aplicativos web consistentemente em qualquer navegador, sem a necessidade de plugins. Mas claro, ainda é cedo para se fazer qualquer crítica quanto a isso.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X