Nova compilação de desenvolvimento do SliTaz, aquela distro de 30 MB

Por: Marcos Elias Picão

Foi publicada uma nova versão “cooking” do SliTaz, famosa distro minimalista mas prática para uso com interface gráfica e programas comuns. Ela se destaca não só pelos recursos oferecidos, mas pelos recursos que consegue empacotar em apenas 30 MB.

Esta compilação traz pacotes recentes gerados com o Cookutils, uma ferramenta de compilação do SliTaz que gera um sistema por meio de uma interface web, funcionando nativamente em qualquer sistema SliTaz. Os pacotes dessta compilação foram otimizados para i486.

O processo de boot recebeu melhorias, ficando mais ágil. As primeiras telas de configuração são geradas com GTK numa sessão X. A distro inclui um novo ambiente de configuração, o TazPanel, que permite configurar todo o sistema por meio de uma interface web – extremamente útil para controle remoto.

O Xorg agora suporta dri, então libdrm, linux-drm e linux-agp passm a fazer parte da ISO básica. Isso adicionou cerca de 1 MB no sistema de arquivos comprimido, mas por si só não tira o foco do ambiente em ser compacto. Com algumas limpezas e otimizações, apesar de todas as melhorias a imagem ISO continua com cerca de 30 MB 🙂

Para quem nunca usou, vale a pena testar, nem que seja numa máquina virtual. Sendo pequena ao mesmo tempo que oferece interface gráfica essa distro é uma mão na roda para momentos difíceis de manutenção, onde você precisa baixar um sistema usando uma conexão lenta para consertar um problema em outro ambiente – digo isso pois já recorri ao SliTaz para “consertar” computados de amigos 😛

Mais detalhes e os links de download podem ser vistos no anúncio.

Sobre o Autor

Redes Sociais: