Google Wallet: o Google quer a sua carteira

Google Wallet: o Google quer a sua carteira

Quando o Google anunciou o suporte a NFC no Android e a inclusão da tecnologia no Nexus S, ficou no ar a possibilidade de estarem trabalhando em um sistema de pagamentos instantâneos, por isso não deve ser surpresa para ninguém que agora o estejam efetivamente anunciando.

Dois serviços foram anunciados: O Google Wallet, usado para realizar os pagamentos usando um telefone com NFC (adesivos com transmissores NFC avulsos para outros aparelhos com o Android estarão disponíveis em breve) e o Google Offers, que oferece campanhas publicitárias direcionadas, programas de fidelidade e descontos na tela do aparelho, permitindo que o Google ganhe seu quinhão em publicidade.

Uma vez resolvida questão do hardware, o próximo passo seria baixar o aplicativo e adicionar as informações do cartão de crédito e outros serviços (Paypal, etc.) que for utilizar dentro do sistema. As informação são enviadas à TrustData (a empresa gerenciadora de serviços escolhida pelo Google) que confirma as informações e devolve um token eletrônico ao aparelho, que pode passar então a realizar as compras, usando seu telefone no lugar dos cartões. Ele começa suportando apenas o Citi MasterCard e o Google Prepaid MasterCard e apenas nos EUA, mas o objetivo é suportar todos os sistemas de pagamento e atuar na maioria dos países.

O Google Wallet começa (o Android também começou assim…) como um sistema de pagamentos aberto, de forma que diversas operadoras de cartões e serviços de pagamento podem participar do serviço. As operadoras continuam cobrando suas respectivas taxas e os consumidores ganham uma forma mais rápida e segura para realizar as compras.

Até aí parece um negócio bom para todo mundo. Um detalhe que não podemos esquecer é que o uso do Google Wallet significa o fim das compras anônimas. Tudo o que você comprasse através do serviço seria conhecido pelo Google e muito provavelmente entraria na sua “ficha” de informações usadas para direcionar anúncios e sabe-se lá mais o que, somando-se aos seus e-mails, históricos de buscas, ligações telefônicas e quaisquer outras informações que o grande império já tenha sobre você. Saberão quais jornais e revistas você lê, onde costuma tomar seu cafezinho, e assim por diante. Esta é a parte onde o Google ganha.

Update: O Google mal teve tempo de anunciar o serviço e já está sendo alvo de um processo por parte da PayPal, que está acusando o Google de roubo de propriedade intelectual, devido à contratação de dois ex-engenheiros da Paypal, que teriam ido para o Google levando junto documentos com detalhes sobre o funcionamento do sistema de pagamentos da Paypal e acabando por se tornarem peças-chave na criação do Google Wallet.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X