Rodando builds diários do Chrome OS no pendrive ou máquina virtual

Por: Julio Cesar Bessa Monqueiro

Uma das grandes paradas de sucesso em termos de tecnologia ultimamente é o Chrome OS, sem dúvida. Muita gente quase morre de curiosidade para testá-lo, mas não tem um Chrome Notebook, e nem sabe se um dia terá um. Pensando nisso, o site Hexxeh está liberando o Vanilla.

Todo dia, o site publica uma compilação da última versão disponível de código do Chromium OS (versão aberta do Chrome OS, sem a marca do Google) às 18h00 GMT, em diferentes imagens onde o usuário poderá testar as últimas alterações do sistema. As imagens estão disponíveis para boot via USB, e para máquinas virtuais no VirtualBox e VMWare.

O site recomenda que você use as imagens USB para uma melhor experiência, e caso esta não rode em seu hardware, você poderá então tentar as imagens para VirtualBox ou VMWare, que deverão sempre funcionar em tese. Contudo, há um porém: não há aceleração via hardware nas máquinas virtuais, então, você poderá achar o sistema mais lento do que o normal.

Vale lembrar que esta não é uma compilação oficial. O Google disponibiliza o código, que qualquer um pode baixar e compilar – mas isso dá um trabalho danado. O link para download das imagens frescas do Chromium OS é:

http://chromeos.hexxeh.net/vanilla.php

Sobre o Autor