Google anuncia Chromebook e Chromebox

Google anuncia Chromebook e Chromebox

O Google anunciou o resultado de seu programa piloto Cr-48: dois notebooks baseados no Chrome OS e fabricados pela Acer e Samsung. As máquinas foram reveladas durante a conferência Google I/O, em San Francisco, EUA, e ambos os “Chromebooks” compartilham especificações bem parecidas, a estilo ‘netbook’.

A versão da Acer custará 349 dólares, possui tela de 11,6 polegadas, processador Atom dual-core, WiFi dual-band integrado, 3G opcional, webcam de alta resolução com microfone com cancelamento de ruídos, duas portas USB, leitor de cartões 4 em 1, e uma saída HDMI. O dispositivo de 1,3 quilogramas teria, teoricamente, seis horas de autonomia.

Já a Samsung encarece um pouco mais seu produto, que chega aos 429 dólares pela versão com Wi-Fi apenas e 499 para levar a conectividade 3G. Ele possui porta Mini-VGA, tela maior, de 12,1 polegadas, e autonomia de 8,5 horas, e claro, tudo isso eleva o peso para 1,5 quilogramas.

Ambos os sistemas estarão disponíveis para pré-venda a partir de 15 de junho em sete países: EUA, Reino Unido, Espanha, Alemanha, França, Itália e Holanda. O Google também planeja oferecer o “Student Package”, que permitirá a estudantes pagarem 20 dólares por mês por um Chromebook, podendo ainda haver um plano similar para ambientes corporativos.

Além dos Chromebooks, o Google revelou um nettop rodando o Chrome OS, que se chama… (rufem os tambores…) Chromebox! Os detalhes publicados são mínimos, mas pelo menos um modelo está em desenvolvimento pela Samsung. Embora ele lembre um Mac Mini da Apple, o Chromebox é voltado para uso corporativo, e virá com várias ferramentas de administração.

Embora seu sistema operacional baseado nas nuvens ainda seja uma incógnita em termos de crescimento, o navegador web da empresa está em contínua ascensão desde seu lançamento, em setembro de 2008. Durante o evento, o Google afirmou que o Chrome está sendo usado ativamente por 160 milhões de pessoas pelo mundo, um drástico aumento de 90 milhões de usuários com relação ao ano passado.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X