Pesquisadores avançam na tecnologia de ‘biobateria’

Por: Julio Cesar Bessa Monqueiro

Pesquisadores da Universidade de East Anglia, na Inglaterra, obtiveram um avanço significativo na tecnologia de célula combustível microbiológica. Uma equipe de cientistas descobriu a estrutura molecular que permite à bactéria transferir carga elétrica. Os resultados podem abrir a porta para novas pesquisas, que provavelmente melhorarão a eficiência das células de combustível referidas como “baterias biológicas”.

Dr. Tom Clarke, um dos pesquisadores, disse que “este é um grande avanço na nossa compreensão de como algumas espécies de bactérias movem os elétrons do interior para o exterior de uma célula. Identificar a estrutura molecular exata das principais proteínas envolvidas neste processo é um passo crucial para termos nos microrganismos uma futura fonte viável de eletricidade.”

A bactéria Shewanella oneidensis foi observada usando cristalografia de raios-X para se ter um olhar mais focado nas proteínas responsáveis pela transferência de elétrons. Uma compreensão mais profunda dos mecanismos de transferência deverá ser feita para o desenvolvimento de novos métodos para a conexão de células a eletrodos.

Sobre o Autor