Google lança Android 3.1, e anuncia o Android Ice Cream Sandwich

Google lança Android 3.1, e anuncia o Android Ice Cream Sandwich

Durante o Google I/O, realizado ontem, a empresa fez vários anúncios relacionados ao Android. Primeiro, foi lançado o Android 3.1, também chamado de Honeycomb (igual ao 3.0), que oferece os seguintes recursos aos usuários e desenvolvedores:

  • Open Accessory API, que oferece um meio para aplicativos do Android se integrarem e interagirem com uma ampla gama de acessórios, como equipamentos de música, de exercício, sistemas robóticos, etc.
  • USB host API: em dispositivos que suportem o modo USB host, aplicativos podem gerenciar os periféricos USB conectados, como dispositivos de áudio, de entrada, comunicações, etc.
  • Entrada do sistema para mouse, joysticks, gamepads e outros.
  • Desenvolvedores podem criar agora widgets redimensionáveis horizontalmente e/ou verticalmente, na tela inicial.
  • Media Transfer Protocol (MTP): aplicativos podem agora receber notificações quando câmeras externas são adicionadas ou removidas, gerenciar arquivos e armazenamento nestes dispositivos, e transferir arquivos e metadados para eles ou a partir deles.
  • API Real-time Transport Protocol (RTP) para áudio: desenvolvedores podem gerenciar diretamente streaming de dados interativo ou sob demanda para ativar VoIP, push-to-talk, conferências, e streaming de áudio.

O Google ainda explanou sobre sua próxima versão do Android, de codinome Ice Cream Sandwich, que é esperado para o quarto trimestre deste ano. Embora ainda não haja versão oficial em número para este Android, rumores apontem que será “4.0”.

A grande mudança do Ice Cream Sandwich com relação aos anteriores será o fato de que ele funcionará em todos os dispositivos, dando um tchau à fragmentação gerada pelos “dois Adnroids”, um para tablets e outro para smartphones. Isso significa que o Google portará recursos do Honeycomb para os smartphones, incluindo a interface holográfica, suporte multi-tarefas melhorado, novo lançado, mais e melhores widgets, etc.

Logotipo do Android Ice Cream Sandwich

Ainda segundo a companhia, existem agora mais de 310 modelos de dispositivos Android em todo o mundo, 100 milhões de aparelhos Android ativados até o momento, 400 mil novos aparelhos Android ativados a cada dia (em dezembro de 2010, este número era de 300 mil), que há 200 mil aplicativos gratuitos e pagos disponíveis no Android Market, e por último que existem 4,5 bilhão de aplicativos instalados a partir do Android Market.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X