Encurtador goo.gl ganha novos recursos

Encurtador goo.gl ganha novos recursos

O Goo.gl é o encurtador de URLs oficial do Google. Além de servir para sites do próprio grupo (como o Maps, que pode gerar URLs curtas) ele podia ser usado por meio de uma API, permitindo que vários aplicativos criassem URLs curtas com ele. Entre os aplicativos se destacavam algumas extensões para navegadores. Apesar disso, o serviço ainda era tímido e por um bom tempo não permitia a criação de URLs “manualmente”.

Para quem usa pela web agora o serviço ganhou mais um ‘up’, facilitando a cópia da URL curta, já selecionando o texto dela – basta finalizar com CTRL + C.

CTRL+C no goo.gl

Outra novidade é a possibilidade de remover URLs indesejadas do histórico.

Remoção do histórico do goo.gl

Ao entrar no goo.gl logado você tem uma lista das URLs encurtadas. Se tiver criado alguma que possa lhe comprometer em qualquer sentido, basta removê-la dali. Isso não invalida o link curto, ele continuará funcionando.

O Google ainda destaca um formulário para reportar SPAM, permitindo que URLs maliciosas sejam canceladas pelos administradores do site. Muita gente “do mal” usa os encurtadores criando links para executáveis para distribuição em redes sociais atacando usuários leigos… Direto isso aparece no Orkut, independente do encurtador de URL usado. A denúncia deve ser encaminhada ao site do encurtador em questão, é claro, esse formulário do Google só vale para o goo.gl.

O bom do goo.gl é que é do gigante da internet, então ao menos em teoria, é um dos mais estáveis. Muitos encurtadores pequenos ou “médios”, digamos assim, já passaram por problemas ficando várias horas offline ou perdendo links gerados. Se o site está inacessível você perde visitas, as pessoas não encontram sua página, etc. Como são links muito usados em redes sociais, como Twitter, a perda de acessos pode causar prejuízos enormes.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X