ARM: com o Cortex-A15, no final de 2012, tablets e smartphones serão os seus desktops

Mesmo os processadores ARM mais rápidos não são páreos para o Sandy Bridge, mas os seus sucessores podem um dia podem dar aos smartphones o mesmo poder que equipa o seu desktop e laptop, segundo a visão do pessoal da ARM, em mais um capítulo da novela “seu telefone será seu próximo desktop”, como diria Morimoto. Um executivo da empresa, James Bruce, líder da unidade de portáteis nos EUA, trouxe à tona o assunto em uma entrevista ao TG Daily, onde não mediu palavras:

“Com o nosso próximo processador Cortex-A15, nós definitivamente estamos aproximando do dia em que seu smartphone ou tablet poderá agir como um dispositivo primário de computação. Você pode simplesmente ligar o smartphone ou tablet em um monitor externo para ver um filme ou uma apresentação, e ligar um mouse e teclado via Bluetooth para trabalhar em um documento do Office.”

Bruce, no entanto, não parece tão otimista, dizendo à TG Daily que a plataforma x86 não vai sair de cena tão cedo, e que o Cortex A-15 será a base de outra classe de dispositivos (como tablets), que serão lançados no final de 2012 ou início de 2013. E segundo uma notícia da PC World, os chips baseados no Cortex A-15 terão até 16 núcleos, rodando a 2.5 GHz; Nvidia e TI já licenciaram o projeto.

Vale lembrar que, ao mesmo passo, a Intel tenta otimizar cada vez mais seus chips para smartphones e tablets, principalmente através do aumento na eficiência em termos de consumo de energia. Por outro lado, a ideia de tornar o smartphone em desktop não é nova: Motorola Atrix e HTC EVO 4G já foram cobais deste tipo de experimento. Entretanto, a popularização deste conceito será interessante de ser acompanhada.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X