Célula fotovoltaica transparente em smartphones soluciona o problema da autonomia

Célula fotovoltaica transparente em smartphones soluciona o problema da autonomia

Com tanto dinheiro sendo gasto em transmissão de energia sem fios e coleta de energia a partir de ondas de rádio, vibração e outras fontes, uma empresa chamada Wysips apareceu com uma ideia mais elegante para carregar as baterias de smartphones e outros gadgets sem precisar de carregadores: adicionar uma pequena célula fotovoltaica transparente sobre a tela do dispositivo, que é capaz de carregá-lo continuamente sem obstruir a visão ou prejudicar a precisão do touchscreen.

A membrana possui apenas 100 microns de espessura e (em uma tela de 3.5″) é capaz de fornecer até 250mW de energia, de acordo com a intensidade da luz. Não é o suficiente para manter o smartphone de um heavy-user funcionando continuamente (a menos, talvez, que ele passe o dia todo sob o sol escaldante) mas já é mais do que suficiente para estender a autonomia consideravelmente ou possibilitar o design de aparelhos mais finos, com baterias menores. O cenário é ainda melhor no caso dos tablets e leitores de e-books, que devido à maior área da tela poderiam até mesmo funcionar sem nunca precisarem ser ligados na tomada.

Segundo o representante da Wysips as células estarão comercialmente disponíveis em 12 meses e membranas para smartphones devem custar “até um dólar”. Este preço me parece estranhamente baixo, já que mesmo uma célula fotovoltaica e baixa eficiência de mesma área custa mais do que isso, mas não custa sonhar. Caso eles realmente consigam cumprir a promessa, poderão iniciar uma pequena revolução no mercado móvel.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X