LG lança carregador sem fio e passa a incluir bobinas em alguns modelos

LG lança carregador sem fio e passa a incluir bobinas em alguns modelos

Embora pareçam muito avançados, os carregadores sem fio são na realidade baseados em uma tecnologia bastante antiga: a indução magnética, que é usada a mais de um século em transformadores e fontes de alimentação, que você pode conhecer com mais detalhes no meu artigo sobre transmissão de energia sem fio.

Algumas empresas, como a Powermat, estão já a alguns anos colocando carregadores sem fio no mercado a algum tempo, embora a procura seja pequena. Possivelmente, o exemplo mais bem sucedido até o momento é o do Palm Pre, que podia ser usado em conjunto com o touchstone.

Um dos obstáculos é que para que o sistema funcione é necessário que o celular ou smartphone inclua uma pequena bonina para que a energia possa fluir a até a bateria, o que torna necessário substituir a bateria e/ou a tampa, complicando a entrada de qualquer kit no mercado.

A LG está decidida a tomar as rédeas para si, passando a vender ela mesma os carregadores sem fio e incluir as bobinas de carregamento em vários modelos a serem lançados a partir desse ano. O primeiro modelo de carregador, o LG WCP-700, chega ao mercado no mês que vem por US$ 69, mas ainda é preciso esperar mais um pouco até que os modelos compatíveis comecem a chegar ao mercado. A princípio a ideia é de que o carregador sirva como uma acessório universal, capaz de carregar todos os modelos que trouxerem a bobina de carregamento, o que soa como uma boa ideia. Quem sabe algum dia eles se tornem padrão e passem a ser fornecidos junto com os aparelhos.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X