WebOS em todos os PCs da HP a partir de 2012

WebOS em todos os PCs da HP a partir de 2012

Como reportado anteriormente, a HP tem planos de alavancar fortemente o WebOS, tentando transformá-lo em um concorrente não apenas para o Android e para o iOS nos dispositivos móveis, mas também uma opção ao próprio Windows nos PCs. O WebOS foi adquirido pela HP junto com a Palm em 2010.

Por enquanto, este é um sonho que parece distante, já que apesar da boa interface e boa API de desenvolvimento, o WebOS conta por enquanto com apenas 6000 aplicativos e é usado em apenas quatro modelos de smartphones vendidos pela HP. Entretanto, uma entrevista com o CEO Léo Apotheker revela que isso irá mudar em breve. Assim como o Android, o WebOS é um sistema bastante portável, e a HP já possui uma versão destinada a processadores x86 na fila. Além de ser usada em futuros tablets, essa versão passará a vir pré-instalada em todos os PCs e notebooks vendidos pela HP a partir de 2012.

Na grande maioria dos modelos, o WebOS virá instalado lado a lado com o Windows (embora ainda não esteja claro se em dual-boot, como um sistema instant-on ou dentro de um VM) mas ele sinaliza que em alguns modelos ele será o único sistema pré-instalado, o que se for realmente colocado em prática deve iniciar uma séria briga com a Microsoft, que intervém sempre que algum grande OEM ensaia o lançamento de PCs sem o Windows.

O WebOS funciona muito bem no Palm Pre, mas resta saber até que ponto conseguirão adaptar a interface para que ela funcione bem nos PCs. Considerando o volume de recursos que a HP está colocando no desenvolvimento, é improvável que coloquem algo muito inadequado do mercado e, de qualquer forma, vindo como brinde ninguém irá reclamar. É uma novela que vale à pena acompanhar, já que a possibilidade de um desenrolar interessante é grande.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X