Google consegue polêmica patente sobre os Google Doodles

Google consegue polêmica patente sobre os Google Doodles

Após ter solicitado a patente 10 anos atrás (em abril de 2001), o Google conseguiu o registro nos EUA, de número 7.912.915, chamado “Sistemas e métodos para atrair os usuários a acessar um site web”. A patente lista o co-fundador do Google, Sergey Brin, como inventor do recurso, que hoje é conhecido como nada mais, nada menos, que o Google Doodles – aqueles logotipos personalizados que a empresa coloca em sua página principal em ocasiões especiais, desde o ano 2000.

Um exemplo de Doodle seria:

Google Doodle referente ao aniver?ario de Thomas Edison

Google Doodle referente ao aniversário de Thomas Edison

Ainda é motivo de reflexão entender como o Google conseguiu a patente de algo tão ‘genérico’, mas novamente a desordem do sistema de patentes dos EUA se mostra evidente. O que é mais difícil ainda de entender o que o Google reforçará com este registro, ou o que ela ganha com os direitos de mudar o logotipo em datas e ocasiões especiais. Ela atrairá mais usuários que as outras, já que só ela poderá trocar o logo?

Um resumo da patente inclui: “para o logotipo do evento especial da empresa, o sistema pode modificar o logotipo padrão da empresa para um evento especial, para então criar um logotipo do evento especial, associar um ou mais termos de pesquisa com o logotipo do evento especial, e fazer o upload do logotipo do evento especial para a página da web. O sistema pode então receber uma seleção de usuários do logotipo do evento especial e fornecer resultados de pesquisa relacionados com o evento especial.” Como se pode conferir, é repetido excessivamente o termo “special event” na patente.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X