Nvidia lança oficialmente GeForce GTX 590, afirmando ser a placa gráfica mais rápida do mundo

Nvidia lança oficialmente GeForce GTX 590, afirmando ser a placa gráfica mais rápida do mundo

Como prometido, a Nvidia lançou a GeForce GTX 590, carregando a bandeira de placa gráfica mais veloz da empresa (segundo ela, do mundo). A novidade inclui dois chips GTX 580 em underclock, e inclui 1024 núcleos de processamento visual, barramento de memória duplo de 384 bits, e um total de 3 GB de RAM entre os dois chips. A placa é ainda duas vezes mais silenciosa que a Radeon HD 6990, já que cada chip agora tem sua própria câmara de vapor como parte do sistema de refrigeração, emitindo ruídos de no máximo 48 dB.

A GeForce GTX 590 pode ser colocada no modo quad SLI, através da adição de mais uma placa de mesmo modelo (já que a placa é dual GPU). As saídas ainda são menores que as equivalentes da AMD/ATI, com no máximo 4 telas, tendo a concorrente 6; entretanto, o 3D Vision Surround dá a opção de até três telas 1080p 3D, simultaneamente.

Testes feitos ‘no mundo real’ contestam o fato que a GTX 590 seja a placa mais rápida do mundo, como divulgado pela Nvidia. Entretanto, enquanto mais veloz em alguns jogos, em outros ela ainda perde para a Radeon HD 6990, especialmente em títulos mais exigentes. O projeto da AMD possui 1 GB de memória de vídeo a mais, e 3072 núcleos de processamento, embora não funcione de maneira tão eficiente que a placa da Nvidia.

A GTX 590 já está disponível para venda no exterior, por aproximadamente 699 dólares, em modelos da Asus, EVGA, MSI e outras. Fabricantes e integradores de PCs provavelmente usarão versões customizadas em seus sistemas.

GeForce GTX 590

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X