MS lança plugin para Firefox tocar vídeos em H264 no Windows 7

Já que não vai usar o IE mesmo, use o Firefox no Windows 7, menos mal para a Microsoft. É essa a impressão que dá com o anúncio de um plugin da MS para que o Firefox possa lidar com o codec H264.

O plugin permite que o Firefox utilize recursos nativos do Window 7 para tocar conteúdo codificado em H264, usando as APIs do Windows Media Player. Queira ou não seria uma experiência boa para os usuários do Firefox, que de outra forma ficariam sem os conteúdos em questão.

Como muitos sabem, a Apple e Microsoft apóiam o H264 como codec padrão para o elemento <video> do HTML 5. Firefox e Opera ficam com o WebM, padrão aberto. O Chrome lida com os dois. Embora tarde, a MS afirmou que aceitaria o WebM no IE caso o usuário instalasse o codec, apesar de não ter mostrado interesse em inclui-lo no IE nem no Windows.

Apesar do Opera não ser open source sua fabricante não vai muito com soluções proprietárias de terceiros, sem contar que o licenciamento do H264 não seria nada barato. Já para a Mozilla, que lidera o desenvolvimento do navegador comunitário, além do preço entra a questão da liberdade.

O plugin já pode ser baixado. Com ele o Firefox fica apto a tocar vídeos com as tags do HTML tanto em WebM como em H264.

Ainda há alguns probleminhas técnicos que deverão ser corrigidos nas próximas versões. Se as páginas chamarem ‘canPlayType’ o Firefox não irá tocar o conteúdo em H264 mesmo que o plugin esteja instalado. Além disso, os controles do vídeo são do Windows Media Player; no futuro deverão ser os nativos do Firefox ao lidar com HTML 5.

O que complica isso tudo é que o HTML 5 não está pronto, sendo adotado às pressas na forma de rascunhos – o que pode ser muito bom ou ruim, dependendo do ponto de vista. O codec de vídeo oficial para a tag <video> do HTML 5 não foi definido, ficaria a cargo dos criadores de sites e produtores de navegadores. O WebM tem grandes chances de ser o padrão, mas também enfrenta fortes concorrentes que querem o H264. Essa briga ainda vai dar o que falar.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X