KOffice muda de nome: Calligra Suite

A turma do KDE é bastante ativa, sempre está trabalhando com força total nos seus projetos. O nome “KDE” engloba uma série de coisas, longe de ser apenas um ambiente gráfico para Linux e similares. Um dos projetos mais ambiciosos do grupo é o KOffice. Embora ainda esteja em constante desenvolvimento, a suíte de aplicativos de escritório do KDE vem atingindo um bom nível de maturidade, podendo concorrer no futuro com o MS Office e OpenOffice/LibreOffice.

Agora foi anunciada uma mudança no projeto: ele será chamado Calligra Suite. Já tem site:

http://www.calligra-suite.org/

A essência continuará a mesma, porém com novos objetivos. A Calligra será mais aberta, focando em separar um pouco o núcleo das ferramentas da sua interface. Atualmente há uma interface para desktops com os programas já conhecidos, e o FreOffice, voltado a smartphones. Com a Calligra os desenvolvedores esperam que sejam criados novos usos para os programas, com interfaces adaptadas para atender a grupos específicos.

Os programas do pacote também foram renomeados, removendo o “K” típico dos programas do KDE. Fica: Words (KWord); Tables (KSpread); Stage (KPresenter); Flow (Kivio); Kexi (similar ao MS Access); Plan (KPlato). Por enquanto Krita e Karbon (editores de imagens) continuam com os nomes antigos.

Na maior parte dos programas os desenvolvedores serão os mesmos. A mudança não deverá ter efeito negativo, pelo menos não é isso que esperam. A integração com o ambiente do KDE deverá continuar, é claro. Os sites individuais dos aplicativos, blogs e tudo mais, continuarão existindo.

O KOffice 2.3 deverá ser lançado daqui algumas semanas como esperado. A partir da versão 2.4 os novos nomes passarão a aparecer.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X