A Microsoft postou um anúncio de emprego oficial em seu site à procura de um engenheiro de desenvolvimento de software que ajude a trazer o Silverlight para o Xbox 360, e que não somente abrirá as portas para aplicativos no console da empresa, mas também para aplicativos que sejam inter-compatíveis entre o novo Windows Phone 7 e o Xbox 360.
Segundo o anúncio, a divisão Silverlight da Microsoft está “procurando contratar colaboradores motivados, com uma paixão para criar inovador plataforma de múltiplas experiências agora orientadas para o Xbox. (…) Como um desenvolvedor, você será responsável pela entrega de recursos para o Silverlight no Xbox (…). Os candidatos devem ter cinco anos de experiência profissional em desenvolvimento C++ e disponibilidade para trabalhar em novos sistemas operacionais e idiomas.”
O anúncio é mais emocionante que pode parecer à primeira vista: o Silverlight é também a espinha dorsal da arquitetura de aplicativos do Windows Phone 7. Levando o Silverlight ao Xbox 360, a Microsoft não está apenas abrindo oportunidades de um desenvolvimento de aplicativos facilitado, mas também a possibilidade da criação de uma plataforma única entre o Windows Phone 7 e o Xbox 360.
Assim como a Apple elaborou uma plataforma única entre seus diversos hardwares, com o iOS, talvez seja uma estratégia da Microsft também unificar os aplicativos dessas (inicialmente) duas plataformas, já que o Xbox 360 tem milhões de usuários. Além da guerra nos smartphones, contra o iPhone, talvez a Microsoft queira combater o Apple TV com seu iOS, já que o console usa, necessariamente, uma TV.
