ownCloud: seu próprio servidor de arquivos na núvem

Computação em núvem está aí, já é realidade para muita gente. Arquivos disponíveis a todo instante online, em qualquer lugar, guardados de forma protegida ou compartilhada. Mas há um porém: você não tem controle total dos dados. Se o servidor for invadido, seus dados lá armazenados podem ser expostos. Se você não confia na fonte, ou tem seus próprios motivos para proteger seus arquivos, não é bom usar serviços como Google Docs, Dropbox ou Ubuntu One. Mas a tecnologia existe e pode ser aplicada de diversas formas. Você não precisa se submeter a um serviço de terceiros para lidar com cloud computing. Se tiver seu próprio servidor, pode manter um serviço só seu, com controle TOTAL dos seus dados. Essa é a proposta da ferramenta livre ownCloud.

Nessa semana foi atualizado o ownCloud 1.1, projeto comunitário feito por um pessoal ligado ao KDE. Ele permite ter um servidor de arquivos seguro para ser acessado pelo WebDAV, o que é fácil no Linux, Mac e Windows. Mas há um ponto bastante atrativo: uma interface web e a possibilidade de expansão por meio de plugins.

O projeto ainda está no começo mas já mostra bastante potência. Nessa versão ele tem um sistema de plugins, gerenciamento de usuários, visualizador de texto com destaque de sintaxe, suporte a OCS (Open Collaboration Services, permitindo emitir notificações para programas como o KDE), suporte expermental a bases de dados PostgreSQL, entre outras coisas. Para o futuro há planos de ter um sistema de controle de versão usando git no background, compartilhamento fácil com outras pessoas e cliente de sincronização para garantir acesso aos arquivos offline.

Os plugins podem expandir em diversos sentidos a ferramenta. É possível criar galerias de fotos para ver na web, um servidor de música, um cliente de podcasts… E muito mais.

É um projeto bastante interessante que tem tudo para dar certo. Não é todo mundo que irá usar (já que não é todo mundo que mantém um servidor ou VPS) mas será muito útil, não só para geeks, mas para empresas também.

Saiba mais no anúncio da versão 1.1 e no site do projeto, http://owncloud.org/

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X