Netbooks com o Google Chrome OS estão chegando ao mercado

Netbooks com o Google Chrome OS estão chegando ao mercado

Como se já não bastasse a difícil escolha entre os netboooks, notebooks, tablets e smartphones (que em muitas tarefas já estão invadindo o território dos primos maiores) mais uma safra de dispositivos está chegando ao mercado: os netbooks com o Google Chrome OS, após uma espera de quase um ano.

Segundo o reportado pelo DigiTimes, a Acer e a HP apresentarão os primeiros modelos de netbooks baseados na plataforma em Dezembro, seguidos pelo lançamento de um modelo comercializado pelo próprio Google, nos moldes no Nexus One. A Asus também demonstrou interesse na plataforma, mas por enquanto tem adotado uma postura mais cautelosa, sem falar em datas.

Embora o Google esteja preferindo usar o termo “netbook”, tudo indica que os modelos com o Chrome OS serão na verdade smartbooks baseados em chips ARM, o que deve resultar em aparelhos mais leves, com uma melhor autonomia de bateria e com preços consideravelmente mais baixos. Apesar disso, o sistema possui também uma versão x86, que mantém aberta a porta para fabricantes que queiram produzir modelos como Atom, substituindo apenas o sistema.

A meta inicial do Google é modesta: vender de 60 a 70 mil unidades no lote inicial e tentar popularizar a plataforma aos poucos a partir daí. A meta não é competir diretamente com o Windows nos desktops, mas sim roubar um pouco da participação do sistema nos netbooks, aproveitando o fato de que a maior parte dos usuários os utilizam para tarefas leves, que na maior parte dos casos podem ser supridas pelo Chrome OS.

A chegada do Chrome OS ao mercado é uma vitória indireta para o Linux, uma vez que o Chrome nada mais é do que uma customização do sistema, que roda o navegador Chrome e um framework desenvolvido pelo Google sobre o kernel e o servidor gráfico.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X