Pelo contrário: Microsoft está animada com a comunidade de hacks para o Kinect

Aparentemente a Microsoft finalmente reconheceu o potencial que os hacks para o Kinect tem na popularidade do dispositivo. Depois de inicialmente falar em medidas que evitassem as possibilidades de adulteração do produto, e de trabalhar em colaboração estreita com autoridades policiais para manter o Kinect resistente ao desbloqueio, a Microsoft mudou seu tom, afirmando que o acessório detector de movimentos foi deixado “aberto de propósito”. Imagino o desânimo ou a raiva que os criadores de drivers de código aberto tiveram neste momento.

Em entrevista ao programa NPR Science Daily, o diretor de incubação do Xbox, Alex Kipman, disse que o Kinect foi deixado aberto em seu projeto, e deixou claro que os fãs podem manipular e permitir novos usos aos dispositivos, que isso não vai resultar em processos legais. A companhia fez uma clara distinção do que constitui ou não o “hack” sob sua visão.

Kipman disse que ilegal é tentar obter algoritmos internos do Xbox ou empregar um terceiro dispositivo entre o sensor e o console a fim de trapacear, mas usar um driver de código aberto para ler as entradas do sensor em um PC é completamente saudável. Na verdade, a Microsoft está animada para ver o que as pessoas estão tendo de inspiração e novas utilidades para o Kinect.

A comunidade de desenvolvedores já descobriu várias alternativas de uso para o Kinect, incluindo um controle multi-toque estilo Minority Report, digitalização e manipulação de objetos 3D, e até mesmo uso em robótica. Mesmo que a Microsoft dissesse o contrário, acho que não adiantaria muita coisa.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X