Drive Extender, recurso interessante do Windows Home Server, será descontinuado

O Windows Home Server não é tão popular mas tem seu grupo de usuários. Ele facilita a configuração de um servidor de arquivos doméstico, auxiliando na tarefa de administração de casas que têm vários PCs. Os recursos de compartilhamento e backup são fáceis mas nem são assim “tão inovadores”, já que é possível usá-los em outros sistemas com produtos de terceiros ou soluções livres.

Uma das coisas mais interessantes – mas não necessariamente muito usada – é o Drive Extender. Ele oferece um sistema de redundância para proteger arquivos, copiando-os em vários discos, além de ampliar o espaço livre usando mais discos. Ao ser necessário mais espaço, bastava adicionar um novo disco ao sistema, sem se preocupar em ter partições diferentes. Quanto ao backup, diferente do uso de RAID a cópia se dá em nível de arquivos ou pastas individuais, não é uma mera cópia binária do disco todo. A flexibilidade proporcionada chama a atenção, além de ser fácil de configurar. De fato raros são os usuários domésticos que usam algum tipo de RAID.

Apesar disso, ele será descontinuado. Na próxima versão do Windows Home Server, codename Vail, o Drive Extender ficará de fora. Comentários com críticas não faltam.

A “desculpa” dada pela Microsoft é que hoje em dia é comum o uso de HDs grandes, de 1,5 TB ou mesmo 2 TB, dispensando a necessidade de unir discos pequenos, além de facilitar a tarefa de backup.

Algumas pessoas apontam o fato de que o Windows Home Server podia ser usado em escritórios, onde para a MS seria mais interessante vender as versões de entrada do Windows Server. Considerando o mundo dos negócios, pode ser essa mesmo a explicação.

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Assine nossa Newsletter
Assine nossa newsletter e receba nossa seleção de conteúdo sobre tecnologia, games, IA e internet em seu email.
Veja também
Publicações Relacionadas
Img de rastreio
Localize algo no site!