Chegando lá: Ubuntu 10.10 RC é lançado

A equipe do Ubuntu postou a versão RC (Release Candidate), ou seja, uma versão candidata à ser a 10.10 final, que por sua vez será publicada no dia 10 de outubro, ou “o dez perfeito”, como disse Mark Shuttleworth, afinal será 10/10/10. Esquisitices à parte, o Ubuntu 10.10 RC traz como novidades:

Atualização do GNOME para a versão 2.32; Shotwell em substituição ao F-Spot como gerenciador de fotos padrão; atualização no Gwibber para o novo sistema de autenticação do Twitter; revitalização do visual do Ubuntu Software Center, incluindo as visualizações “Destaques” e “O que há de novo?”, e melhores descrições dos pacotes; novo design, incluindo temas, ícones e papel de parede novos, além de boot ainda mais rápido; e uma repaginada no Ubuntu One.

No Kubuntu, houve a integração das imagens Desktop e Netbook em uma só; as interfaces Plasma Desktop ou Plasma Netbooks serão carregadas automaticamente de acordo com o tamanho de sua tela; alteração do navegador padrão para o Rekonq, baseado em WebKit; servidor padrão de som com o PulseAudio; atualização da plataforma KDE para a versão 4.5.1, e Qt 4.7.

No Ubuntu Netbook Edition agora a interface Unity é padrão; no Xubuntu, ocorreu atualização do XFCE para a versão 4.6.2, e alterações/trocas de vários aplicativos. Já debaixo do capô, há o kernel Linux 2.6.35.4, GCC 4.4.5 (padrão) / 4.5.1 (opcional), eglibc 2.12.1 e Python 2.6.6 (padrão) / 3.1.2 (opcional).

Você pode fazer o download da versão RC da 10.10 “Maverick Meerkat” aqui. Notas de lançamento aqui.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X