Cápsula espacial caseira grava imagens do espaço

Cápsula espacial caseira grava imagens do espaço

Se você tem saudades das feiras de ciências da escola, com certeza vai gostar desse projeto: Um americano do Brooklyn junto com seu filho conseguiu criar uma espécie de cápsula espacial caseira usando um balão meteorológico, um protetor de fibra de vidro e um iPhone, usado para capturar imagens da curvatura da terra, indo até a parte intermediária da estratosfera e sobrevivendo para contar a história.

O projeto foi posto em prática usando inteiramente recursos próprios, com uma boa dose de criatividade. A meta era usar um balão meteorológico de hélio para elevar o iPhone até 100.000 pés de altitude, usando a câmera para gravar um vídeo com todo o trajeto:

Devido à diferença na pressão atmosférica, o balão aumenta de volume durante a subida, atingindo seu diâmetro limite aos 100.000 pés de altitude, explodindo pouco depois. Nesse ponto, o plano era que um pequeno para-quedas anexado à cápsula reduzisse a velocidade de queda o suficiente para que o iPhone sobrevivesse à queda. A partir daí, ele deveria conseguir captar um sinal de GPS e se reconectar à rede celular para enviar suas coordenadas para que fosse encontrado pelos donos.

Naturalmente, esse é um projeto onde muita coisa poderia dar errado (o para-quedas poderia não abrir, o iPhone poderia resetar devido às baixas temperaturas ou às vibrações durante a queda, deixando de enviar as coordenada via GPS e assim por diante), mas incrivelmente tudo funcionou como esperado, com o iPhone sendo elevado a 100.000 pés de altitude e gravando imagens da curvatura da Terra com o escuro do espaço por trás, e sendo recuperado ainda inteiro depois da queda até o solo graças às coordenadas do GPS.

A aventura foi documentada no http://www.brooklynspaceprogram.org/ e um video com a filmagem do iPhone foi postada no Vimeo:

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X