Internet ultrapassará os 2 bilhões de usuários ainda este ano

Por: Julio Cesar Bessa Monqueiro

Ontem publicamos uma notícia alarmante sobre a disponibilidade de endereços IPv4 no mundo, que está chegando próximo ao limite máximo, com apenas 5% dos endereços ainda disponíveis. Esse fato nos alerta para o rápido crescimento da Internet nos últimos tempos, e mais um dado vem corroborar esta notícia.

De acordo com a União Internacional das Telecomunicações (ITU, da sigla em inglês), a Internet chegará na casa dos dois bilhões de usuários até o final desse ano. Isso é praticamente um terço da população total no mundo (estimado atualmente em 6,9 bilhões) navegando na Web. O número de usuários online dobrou nos últimos 5 anos, e a organização estipula que mais 226 milhões de pessoas se juntaram às estatísticas somente em 2010.

Mantendo esta taxa de crescimento, a ITU considera que mais da metade da população estará online nos próximos cinco anos. Já no final de 2010, aproximadamente 71%da população em países desenvolvidos estarão conectados, uma disparidade se comparado aos 21% da população em países em desenvolvimento. Cerca de 65% dos europeus estarão na Web neste ano, 55% nas Américas, 21,9% na Ásia do Pacífico, e 9,6% na África. Somente 8% dos usuários terão acesso à Internet banda larga.

Sobre o Autor