Facebook oferece senha temporária via celular para acesso fora de casa

Segurança online é cada vez mais essencial: as redes sociais sabem muito sobre seus usuários. Perder a senha de um Orkut ou Facebook pode ser desastroso, talvez até mais do que perder a senha de um email, dependendo do perfil de atividade online da pessoa. E perder senhas é algo fácil, afinal é comum as pessoas usarem os computadores nas casas de amigos, ou em locais públicos… Vai saber o que pode se passar por lá (por exemplo, malwares e keyloggers, mesmo que a pessoa não saiba…). Para dar uma segurança extra, o Facebook anunciou uma senha temporária, útil para quem vai acessar a conta fora do computador de casa.

Tendo um celular cadastrado no site, bastará enviar o texto “otp” para 32665. O celular irá receber um SMS com uma senha temporária aleatória, que só será válida uma vez dentro dos próximos 20 minutos.

O recurso será liberado aos poucos nas contas dos usuários, ainda não está disponível para todos. O anúncio não citou os países nos quais isso será suportado, imagina-se que seja em todos os locais onde o Facebook permita o cadastro de um celular na conta. Aparentemente no Brasil só dá para usar com linhas da Claro por enquanto.

Outra novidade dele, agora disponível em todas as contas: a possibilidade de fazer logoff de todos os locais em que o usuário tenha entrado. Caso você tenha feito login na casa de um amigo mas esqueceu de sair e já foi embora, poderá encerrar a sessão sem se preocupar em trocar a senha tão cedo.

Recentemente o Google lançou uma forma de autenticação diferente para o Apps. Bem que poderiam fazer algo assim para o Orkut também.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X