A China construiu o supercomputador mais rápido do mundo, tirando de cena a coroa dos Estados Unidos. A Universidade Nacional de Tecnologia de Defesa agora tem o Tianhe-1A, que possui 14336 processadores da Intel e mais 7168 placas gráficas M2050 da Nvidia (cada uma custa 2500 dólares). Isso dá uma potência equivalente de 175000 laptops, segundo a Nvidia.
O país afirma que o Tianhe-1A, que está sob supervisão do Ministério de Defesa Nacional e do Ministério da Educação, será usado por cientistas de diversos campos, até mesmo de outros países. O computador chinês, de 2507 petaflops, é 30% mais rápido que o atual segundo melhor supercomputador do mundo, foi feito pela própria universidade usando dinheiro do governo, e está localizado no Centro de Supercomputação Nacional em Tianjin.
O supercomputador mais rápido das Américas está no Tennessee, EUA, desde 2004, quando tomou o primeiro lugar do Japão. Vale lembrar que este ranking é baseado em como o sistema pode lidar com cálculos matemáticos. Dos 10 melhores supercomputadores do mundo, 7 estão nos EUA, 2 na China e 1 na Alemanha. A corrida dos supercomputadores é extremamente competitiva e engloba inclusive a questão da soberania nacional.
