Lançado Super OS 10.04, remaster do Ubuntu com vários extras

Lançado Super OS 10.04, remaster do Ubuntu com vários extras

Depois de vários meses do Ubuntu 10.04, foi lançado o Super OS 10.04. Ele é um remaster do Ubuntu (não oficial) com vários extras, deixando o uso do Ubuntu bem mais simples para usuários que têm dificuldades em ficar instalando tudo – ou simplesmente para quem já quer tudo pronto numa imagem live, sem precisar gastar tempo gerando a sua.

Diferente do Mint, o Super OS mantém a mesma identidade visual do Ubuntu, sendo apenas uma personalização com adição de programas extras e codecs. E os extras são os que justamente fazem a diferença, já que gerar um liveDVD não é para qualquer um (se bem que também não é assim tão difícil).

Agora há uma versão de 64-bits, tão esperada por quem tem bastante memória RAM. Alguns detalhes:

  • A versão de 64-bit já inclui os arquivos da ia32-libs, para compatibilidade com programas de 32-bit.
  • O Wubi está de volta (instalador para o Windows), ele não esteve presente na versão 9.10.
  • Há o cd2usb com interface gráfica, dispensando completamente a CLI para geração de um pendrive bootável (CLI = Command-line interface, ou interface de linha de comando).
  • O Java foi trocado pelo OpenJDK, porque é ele que o pacote “ubuntu-restricted-extras” instala por padrão. Isso me cheira problemas para quem usa o internet banking do Banco do Brasil, e talvez alguns outros sites.
  • Várias bibliotecas do KDE e Qt que eram incluídas antigamente foram removidas para liberar espaço, mas talvez voltem no futuro. Quem precisar delas precisará instalá-las pelo apt-get ou pelo gerenciador de software.
  • O Moonlight foi removido por problemas com alguns pacotes do Ubuntu.

Para mais informações e download:

http://hacktolive.org/wiki/Super_OS

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X