OpenOffice larga Oracle: será independente, com nome LibreOffice

Muita gente não aprovou a compra da Sun pela Oracle. Nem mesmo desenvolvedores e pessoas diretamente ligadas a grandes projetos, como o OpenOffice. Um grande grupo de desenvolvedores decidiu desvincular a Oracle do OpenOffice. Como a marca é dela, criou-se o que alguns podem chamar de fork: uma continuação independente do OpenOffice, chamada LibreOffice.

O nome LibreOffice é temporário, estão tentando ver se a Oracle “doa” o nome “OpenOffice” ao projeto, e quem sabe se ela até mesmo não gostaria de apoiá-lo. A Oracle não anunciou a descontinuidade do OpenOffice, mas com seu histórico desastroso de relação com a comunidade depois que comprou a Sun, todo mundo tem medo.

O projeto ganhou uma nova fundação, a The Document Foundation. O anúncio traz mais detalhes e cita o endereço libreoffice.org, que deverá ser a página do programa em breve.

Para quem acha que será só mais um fork criado por um grupinho revoltado que não tem o que fazer, vale ressaltar que a mudança tem apoio de grandes grupos: Free Software Foundation, Open Source Initiative, Canonical, Red Hat, Novell, a fundação GNOME e o grande império Google.

A suíte de aplicativos de escritório veio evoluindo bastante ao longo dos últimos anos, de forma que para a maioria das necessidades os programas do pacote são suficientes. Normalmente ficam devendo ao maior concorrente – o Microsoft Office – recursos específicos, que nem todo mundo usa. Com isso a aceitação do OpenOffice (ou BrOffice, nome usado no Brasil) é muito grande, inclusive em empresas e algumas organizações públicas, especialmente devido o formato de documento aberto. O futuro de um programa como esse não pode ficar nas mãos de uma empresa com ações duvidosas ao lidar com questões comunitárias, já que ele é open source.

É enrolação com MySQL, briga com o Google por patentes do Java, fechamento do Solaris, agora indecisão quanto ao OpenOffice… Está faltando surgir um fork do VirtualBox, que tal?

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X