Nokia troca atual CEO por ex-chefe da Microsoft, e perde outro executivo

Nokia troca atual CEO por ex-chefe da Microsoft, e perde outro executivo

A Nokia confirmou nesta última sexta-feira os rumores de que estaria buscando por um novo CEO, substituindo o experiente Olli-Pekka Kallasvuo por um executivo da Microsoft, Stephen Elop. O ex-chefe da divisão de negócios da Microsoft foi escolhido tanto pela experiência em software, tanto pela “gestão de mudança” que ajudará a reorganizar a companhia. Ele, no passado, já trabalhou com a Adobe e a Macromedia, bem como com a Juniper Networks.

Stephen Elop assumirá o novo cargo dia 21 de setembro, finalizando a carreira de 30 anos de Kallasvuo na Nokia. Este está renunciando sua posição executiva e do conselho de diretores imediatamente, e manterá apenas seu papel como presidente do conselho de diretores da Nokia Siemens Networks. Ele ainda receberá 1,5 anos de salário em indenização equivalente, além de uma grana extra.

Além disso, a Nokia perderá outro executivo, o chefe da divisão “Mobile Solutions”, Anssi Vanjoki, que afirmou que deixará a empresa em seis meses. O veterano apenas disse estar “procurando novas oportunidades” e insistiu que ele era “cem por cento comprometido” com a Nokia neste semestre. A companhia ainda não anunciou o sucessor de Vanjoki.

Toda essa troca de cadeiras na Nokia representa seu desejo de recuperar seus aproximados 34% de mercado perdidos desde 2006, devido principalmente ao sucesso do Apple iPhone e RIM BlackBerry, além do Google Android. Vamos ver se a empresa dará uma reviravolta.

Kallasvuo Stephen Elop Vanjoki

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X