Google Instant Search: busca instantânea, enquanto você digita

O Google lançou essa semana uma grande alteração no seu buscador: a pesquisa instantânea. O novo modo de funcionamento deve economizar tempo dos usuários, bastante tempo: especialmente ao considerar todas as buscas que as pessoas fazem, e mais, as buscas de todas as pessoas juntas.

Normalmente pensamos mais rápido do que podemos digitar ou escrever. Com o Instant Search fica mais fácil fazer buscas, já que o sistema tenta identificar o que estamos procurando. Se ele acertar, podemos parar a busca porque os resultados já estão sendo exibidos. Se não acertar, basta continuar a digitação. Não precisa teclar enter nem esperar muito.

Veja um vídeo:

A busca instantânea deverá ser padrão no site do Google, mas ainda não foi liberada para todos. Ela foi lançada na França, Alemanha, Itália, Rússia, Espanha e Reino Unido, devendo funcionar para quem está logado na conta Google. Ah, e não funciona em todos os navegadores: por enquanto só dá no Chrome, Firefox, Safari e IE 8.

Há uma página com detalhes em https://www.google.com/instant, mas não consegui utilizá-la aqui (nem com um proxy nos EUA).

Segundo o Google essa busca pretende salvar de 2 a 5 segundos em cada pesquisa, o que permitiria “economizar 11 horas a cada segundo” considerando todo mundo que usa o Google. Todavia será opcional, nas opções da conta será possível desativar o recurso, já que é de se imaginar que nem todo mundo goste.

Teoricamente a ordem dos resultados de pesquisa não será alterada, e as sugestões que o buscador tenta advinhar vêm na mesma ordem do Suggest, recurso que exibe buscas sugeridas com complementação automática. A diferença desse para o Suggest é que o Instant já lista os resultados, enquanto que o primeiro, já disponível há um tempo, apenas mostra as sugestões.

Os links patrocinados também são alterados conforme as buscas são feitas, podendo aparecer e sumir rapidamente, já que as buscas são constantemente refeitas enquanto se digita. Especialistas na área de SEM e SEO acham que isso poderá prejudicar os clientes. É de se imaginar uma certa redução em cliques de links patrocinados mesmo, porém ao longo do tempo a coisa pode ser normalizada, já que vai criar uma tendência de as pessoas se acostumarem, e procurarem mais diretamente pelo que querem. Muita gente faz buscas com termos errados. Com a busca instantânea ficará mais fácil achar os sites que queremos, pelo menos em teoria.

O post no blog do Google dá mais alguns detalhes. Para quem quiser testar por aqui, pelo visto, só aguardando mesmo.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X