Google implementa maior nível de segurança no login do Google Apps

Google implementa maior nível de segurança no login do Google Apps

A autenticação na internet é um tanto quanto insegura. Basta uma senha para alguém ter acesso à quase toda a sua vida, especialmente se você usa serviços populares. Perder a senha é muito fácil, seja com amigos ou namoradas(os), por meio de keyloggers, espiões, notebook perdido ou roubado… E o pior, recuperar o acesso à sua conta pode ser algo muito difícil. A antiga e famosa medida de gerar uma pergunta secreta para recuperar a senha nem sempre é eficiente, já que muita gente não dá atenção para ela e depois de alguns meses não lembra a resposta (muitos não lembram nem a pergunta :P).

Em grandes empresas normalmente as credenciais de acesso são checadas por meio de um dispositivo físico, como um cartão ou dongle, o que já adiciona uma grande camada de segurança extra. Apenas com a senha principal o ladrão não poderia fazer muita coisa, ainda mais remotamente. Mas na web não é assim. Com cada vez mais dados na web, a preocupação aumenta.

Com isso o Google vem aplicando uma outra medida, um sistema de login em duas etapas: além da senha será necessário digitar um código que será enviado para seu telefone. O envio poderá ser por SMS ou por meio de uma aplicação específica, tendo apps para Android, BlackBerry ou iPhone (em breve).

Por enquanto a novidade foi lançada para alguns usuários do Google Apps das edições Premier, Education e Government. Em breve deverá chegar aos usuários da versão Standard. O recurso fica disponível para os administradores do domínio ativarem, e é opcional.

Ficar digitando um código extra, um PIN, toda vez que for logar parece algo chato e irritante. Mas há uma facilidade: pode-se optar por validar o acesso apenas uma vez por dispositivo, cadastrando os computadores confiáveis. No computador de casa você poderia digitar o código uma única vez, por exemplo, mas deixar o notebook para sempre pedi-lo, já que é um produto mais fácil de ser perdido ou roubado.

Eventualmente pode ser que o Google libere isso para todas as suas contas, incluindo o Gmail fora do Apps. Quem sabe outros grandes provedores façam algo parecido também.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X