Estudo: consumidores não estão interessados em 3D

Estudo: consumidores não estão interessados em 3D

Os monitores e TVs 3D estão sendo apontados com a próxima revolução dentro dos produtos de consumo, a ponto de até mesmo os fabricantes de smartphones e consoles portáteis estarem tentando desenvolver tecnologias de telas 3D móveis para tentarem convencer parte dos consumidores a trocarem seus aparelhos.

A utilidade de telas 3D em smartphones é mais do que questionável (sequer podemos chamar de hype, já que poucos parecem estar interessados), mas em termos de TVs e monitores o 3D parece ter um belo futuro, já que afinal estes são os nichos para o principal veículo de interesse em torno das telas 3D: os filmes. Bem, pelo menos é isso em que os fabricantes desejam acreditar, já que um boom da tecnologia obrigaria uma grande parte dos consumidores a trocarem suas caras TVs de plasma ou LCD compradas no boom da alta-definição por TVs similares, mas agora com 3D.

Entretanto, um estudo do Instituto Nielsen feito com consumidores americanos juga um balde de água fria sobre eles. Segundo a pesquisa, embora 25% dos consumidores interessados em trocar de TV se declarassem interesados em comprar uma com suporte a 3D, apenas 12% continuaram interessados depois de testar a tecnologia. Isso mostra que não apenas que nível de interesse é ainda baixo, mas também que o nível de interesse na verdade cai (em vez de subir) depois que os potenciais compradores testam a tecnologia.

Uma das explicações apontadas pela pesquisa é que o uso dos óculos torna praticamente impossível assistir ao conteúdo 3D e ao mesmo tempo fazer outras tarefas, devido à necessidade de ficar colocando e tirando os óculos. Conteúdo 3D exige um nível de atenção exclusiva que a maioria das pessoas está disposta a dispor ao assistir os filmes nos cinemas, mas não em casa, onde existem muitas distrações e coisas para resolver.

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