Notebook dual-CPU: ARM e x86

Notebook dual-CPU: ARM e x86

Com o lançamento do iPad e a subsequente febre em torno dos tablets, os smartbooks acabaram esquecidos. Não deixa de ser uma pena, uma vez que a plataforma tinha um bom potencial: usar processadores ARM permite reduzir muito o custo e o ferecer uma autonomia de bateria muito superior.

Entretanto, a ideia de criar notebooks baseados em processadores ARM não foi completamente esquecida. A Norueguesa CUPP anunciou um notebook dual-CPU, que combina um Core 2 Duo de 2.3 GHz com um SoC TI OMAP 3430 dde 720 MHz e permite chavear entre os dois.

Junto com o segundo processador, o notebook oferece uma cópia do Ubuntu LXDE compilada para processadores ARM, que inclui o Navegador Midori, Gimp, Skype e outros aplicativos, rodando lado a lado com o Windows 7. Diferente de um sistema de dual-boot, os dois sistemas rodam simultaneamente e é possível chavear entre os dois quase que instantaneamente, pressionando Alt+Tab. Ao chavear para o Ubuntu, o Windows é colocado para dormir e o Core 2 Duo é desligado, e ao voltar para o Windows o TI OMAP 3430 é que dorme e o processador x86 volta a ficar ativo. Como os dois sistemas compartilham o mesmo HD e outros componentes, você tem acesso aos arquivos em ambos.

Ainda não existem informações sobre a autonomia da bateria em cada um dos dois modos, mas como o consumo do TI OMAP 3430 corresponde a menos de 5% do TDP do Core 2 Duo, é de se esperar que no modo smartbook a autonomia da bateria seja várias vezes maior, provavelmente mais do que suficiente para um dia inteiro de uso.

Embora soe estranho, este conceito de notebooks com dois chips pode vir a se tornar mais comum, já que os processadores ARM são muito baratos e as vantagens de um modo smartbook, onde a bateria do notebook dure quase que indeficidamente, são inegáveis.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X