Tela de tecnologia nanométrica possui definição 8 vezes maior que a do iPhone 4

Tela de tecnologia nanométrica possui definição 8 vezes maior que a do iPhone 4

Uma equipe de engenheiros da Universidade de Michigan, nos EUA, criou uma tela “ultra high-definition”, ou seja, de altíssima definição, que pode mostrar o logotipo da escola de somente 9 mícrons de altura. Em comparação à tela “Retina” do iPhone 4, os pixels da tela deste (que possui resolução de 940×640 pixels e 3,5 polegadas) são oito vezes maiores.

Isso foi possível graças ao trabalho de Jay Guo, do Departamento de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação da universidade, que desenvolveu um novo filtro de cor, feitas com nano-folhas de metal com grades precisamente espaçadas.

Essas “grelhas” são cortadas em pilhas do tipo ‘metal-dielétrico-metal’, e atuam como ressonadores para interceptar e transmitir a luz de uma cor específica. Diferentes espaçamentos capturam diferentes comprimentos de onda de luz, e as transmitem por ressonância através das pilhas.

Em LCDs convencionais, apenas algo em torno de 5% da luz de fundo chega aos olhos do visualizador, segundo Guo, porque estas telas possuem duas camadas de polarizadores, uma folha de filtro de cores e duas camadas de vidro com eletrodos e o cristal líquido em si.

O pesquisador acredita que a tecnologia poderá ser usada em projeções ou telas extremamente compactas e dobráveis, possivelmente sendo utilizada pelos militares inclusive, já que a pesquisa é patrocinada pela Força Aérea dos EUA e pelo DARPA. Uma patente já foi solicitada, e a universidade está atualmente procurando parceiros comerciais para produção da tecnologia baseada em seu protótipo.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X