Froyo para o Motorola Milestone e muitos outros modelos nas próximas semanas

Froyo para o Motorola Milestone e muitos outros modelos nas próximas semanas

Ao pesquisar por “Froyo”, você notará que ele foi possivelmente a versão mais aguardada do Android. Não é para menos, pois embora tenha sido apenas um point-release, ele trouxe melhorias significativas em relação ao Android 2.1.

O primeiro deles foi o suporte nativo a Flash, permitindo que os aparelhos sejam capazes de visualizar vídeos e jogos embutidos em páginas diretamente, sem precisar de clientes locais como no caso do Youtube. Naturalmente, o suporte a flash pode ser desativado nas configurações, já que o carregamento das propagandas resulta em um grande desperdício de banda e processamento.

O suporte a Flash veio acompanhado de uma grande atualização na compilador Dalvik, que melhorou o desempenho da compilação em tempo real em mais de 100%, resultando em uma subta melhoria no desempenho de muitos aplicativos, sobretudo nos jogos.
Além da melhoria de desempenho derivada do compilador, o navegador recebeu outro upgrade na forma do interpretador java-script V8, portado a partir do Chrome. Isso resultou em uma grande melhoria adicional no tempo de carregamento de páginas dinâmicas.

Outra melhoria muito aguardada foi o suporte nativo a tethering da conexão 3G, permitindo o compartilhamento da conexão através da interface Wi-Fi (transformando o telefone em um ponto de acesso) e também via Bluetooth. A opção fica bem visível dentro do “Configurações > Redes sem fio e outras”, permitindo não apenas conectar facilmente através de um notebook, mas também acesso por parte de outros smartphones com suporte a Wi-Fi.

O Froyo já está disponível a tempos para o Nexus One, mas os donos de outros aparelhos ainda estão chupando o dedo esperando pelas atualizações de firmware. Em muitos casos, é possível colocar as mãos no Froyo através de atualizações não oficiais (como no caso da versão de testes da Motorola para o Milestone que vazou) e de imagens modificadas do sistema, mas a atualização é mais complicada (é preciso ter acesso de root e saber brincar com o RDSLite e outras ferramentas) e o resultado final nem sempre é “redondo”.

Depois de muitos atrasos, parece que o Froyo está finalmente chegando para o Motorola Milestone esta semana (primeiro para a versão européia e em seguida para a versão nacional) com atualizações a caminho também para o HTC Evo, HTC Desire e diversos aparelhos da Sansung.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X