Firefox 4 beta 4 terá aceleração gráfica via hardware e gerenciamento de abas

A Mozilla anunciou o a disponibilidade pública do Firefox 4 beta 4 para esta segunda-feira, dia 23 de agosto. A nova versão de testes será a primeira a ter aceleração gráfica embutida para a web regular, e no Windows, invocará o Direct2D para usar o chipset de vídeo, assim aumentando a renderização dos códigos. Esse recurso não é ativo por padrão, porque ainda não está estável o suficiente.

Os usuários de Linux e Mac não tiveram alguma palavra sobre o uso do OpenGL para um aumento de desempenho similar. A aceleração já é presente no Safari 5 e será no Internet Explorer 9, quando este estiver disponível, no dia 15 de setembro.

Os usuários ainda terão um sistema de gerenciamento de abas, anteriormente conhecido como App Candy. Este recurso traz o conceito de desktop virtual para criar grupos de abas para certas tarefas. Há quem diga que página de visualização e gerenciamento foi inspirada no Expose, da Apple.

A próxima versão de testes, Beta 5, será a última a receber novos recursos, antes da Mozilla congelar o código e partir para o processo de estabilização final. Ainda não é certo quando a versão final do Firefox 4 estará disponível, mas isso deverá acontecer no final do ano.

Se você quiser testar o recurso de aceleração gráfica, após ter baixado e instalado o FF 4 Beta 4 na segunda-feira, faça o seguinte:

  1. Entre no about:config na barra de endereços e clique no aviso
  2. Na caixa “Filtro”, entre com gfx.font
  3. Dê um clique duplo em gfx.font_rendering.directwrite.enabled, deixando-o como “True” (verdadeiro)
  4. Abaixo desse, dê um clique direito e selecione “Novo > Número Inteiro” para adicionar uma preferência
  5. Entre com mozilla.widget.render-mode para o nome da preferência, e 6 para o valor
  6. Reinicie o Firefox.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X