Chrome 7 suportará aceleração gráfica por hardware também

O navegador web do Google suportará aceleração gráfica pela GPU na versão 7. Essa é uma característica fundamental daqui para frente, em que os principais navegadores terão que correr para não perder público, já que possibilita a visualização de sites ainda mais dinâmicos.

O IE9 e Firefox 4 já se preparam para isso. No Chrome parte da funcionalidade pode ser usada na versão em desenvolvimento, seja baixando uma compilação recente (snapshots do Chromium) ou usando o Canary build. Porém é necessário passar o parâmetro –enable-accelerated-compositing na linha de comando para que os recursos sejam ativados, já que ainda estão em estágio experimental.

Como o próprio Google comenta, o acesso à GPU deve ser feito por um processo separado, pois o Chrome roda os processos de renderização numa sandbox, que não pode ter acesso direto às APIs e recursos do sistema operacional. As várias camadas serão criadas por processos separados e unificadas no central, que por fim mostrará a página na tela. Parte desse processo hoje já é modular, porém, usa a CPU, então o desempenho final não é tudo aquilo que se poderia esperar.

Com a aceleração via hardware diversas coisas ficarão melhores, como a rolagem das páginas (que já é muito boa em computadores atuais), execução de vídeos e scripts animados, efeitos do HTML 5 e CSS 3, etc.

Assim como o Firefox (e IE) a aceleração gráfica no Chrome é trabalhada por enquanto para Windows, devendo ganhar suporte a Mac e Linux quando estiver mais perto das etapas finais do desenvolvimento.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X